BARRA FIXA – 6 dicas para realizar bem esse exercício

A barra fixa é um dos exercícios na academia que desperta interesse de muita gente, porém, não é tão simples executar os exercícios de maneira correta na barra.
Vamos conhecer técnicas bem eficientes que te ajudarão a realizar essa prática?

Muitos praticantes de crossfit e de musculação adotam a barra fixa em suas séries.

Mulheres e homens utilizam esse aparelho para conseguir força e resistência. Entretanto, não pense que uma séria na barra é apenas ficar pendurado.
Existem técnicas que dão resposta a diferentes partes do corpo. Veremos algumas delas a seguir.

Principais exercícios na barra fixa

Dentre os mais conhecidos tipos de treino na barra fixa estão:

  • Supinada – aquela que palmas das mãos ficam viradas para você; trabalha bastante o bíceps;
  • Pronada – quando as costas das mãos estão posicionadas para você; o bíceps é menos exigido, porém a dificuldade aqui é maior. É indicado para ganhar resistência;
  • Neutra – quando as palmas das mãos estão de frente uma para outra; une características das duas anteriores: resistência e trabalho muscular.

 

E quais dicas tornarão meus exercícios na barra mais eficazes?

Pequenos detalhes durante seu treino na barra fixa farão grande diferença, desde segurar bem firme a barra até o tempo que irá permanecer suspenso. Vejamos outras dicas que não pode esquecer:

  1. A distância entre as mãos deve ser maior do que a linha dos ombros, eles não podem ficar alinhados durante o exercício.
  2. Trabalhe bem a respiração quando fizer o movimento de descer; antes de subir novamente inspire profundamente.
  3. Varie entre as 3 formas de exercícios na barra fixa (supinada, pronada e neutra). Isso estimulará diferentes grupos musculares do seu corpo.
  4. Não solte o corpo de uma vez na descida. Mantenha um ritmo mais lento ao fazer o movimento para baixo. Aguentar o peso do seu corpo nesse durante esse movimento é essencial para bons resultados.
  5. Monte séries gradativas, ou seja, comece com 5 movimentos, no dia seguinte 6, e assim por diante. Criar metas e bate-las é outro detalhe importante para se dar bem nos exercícios na barra fixa.
  6. Foque seu olhar na barra durante o exercício.

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